Produção industrial cai no Brasil nos últimos meses

Crise na produção industrial mostra um Brasil em colapso econômico

Produção industrial em baixa no país
Produção industrial em baixa no país agrava crise econômica

Após alguns meses mostrando uma certa crescente, o Brasil apresentou o baque de um decréscimo acumulado de 5,2% de janeiro a novembro de 2020, referente a produção industrial.

Entretanto, o desemprego segue um outro viés e mostra uma crescente. São muitos os fatores que podem corroborar para que isso aconteça, entre eles, o que mais chama a atenção: a falta de interesse da equipe econômica do governo federal por uma política industrial, o que reflete na atual crise que o povo brasileiro vive. Questões como o teto de gastos também acabam por piorar a atual situação.

O setor industrial brasileiro ainda sofre com tantos prejuízos e vê seu peso na formação do Produto Interno Bruto nacional diminuir ano após ano.

O Índice Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física, apresentado na última sexta (08/01) pelo IBGE cresceu 1,2% em novembro passado.

Porém, no acumulado do ano até novembro, o setor ainda mostra uma baixa de 5,5%. Somando o último ano, a queda é de 5,2%.

Um resgate do setor industrial ainda depende do mercado de trabalho no país, que vem apresentando sérios problemas.

Outro ponto que poderia contribuir na crescente econômica é a vacinação contra a Covid-19, porém, este se tornou um dos grandes problemas impostos pelo governo.

Faltam incentivos ao povo brasileiro

A falta de informações sobre o futuro do auxílio emergencial para o povo, somado com a falta de política industrial, com apoio às micro, pequenas e médias empresas, jogam a população para explosão social.

Em contrapartida, a ideia em seguir com o “teto de gastos” interrompe os investimentos em todas as áreas. Com a produção em queda, o país adentra 2021 mirando novos recordes de desemprego, que já chega a mais de 14 milhões de trabalhadores, afetando todos os setores, inclusive os rurais e a agricultura familiar.

Já no governo Michel Temer, e agora no governo Bolsonaro, não há uma política industrial e uma mobilização em desenvolver um projeto de avaliação da indústria e quais são os principais problemas. Muito menos a criação de uma política para incentivar a capacidade do setor industrial de se reconectar cadeias produtivas.

Produção industrial em baixa afeta negativamente as empresas

A queda da demanda por bens e serviços do setor da produção industrial esvazia o caixa das empresas e faz os investimentos caírem, o que leva a impactos negativos sobre a produtividade das empresas.

A Reforma Trabalhista afetou a aptidão nacional de formar um mercado forte e proporcionou empregos de baixa posições para as pessoas.

Conforme ressalta  o professor do Departamento de Teoria Econômica da Unicamp, Marco Antonio Rocha ao site do Partido dos Trabalhadores: “Se qualidade dos empregos gerados é muito baixa, é difícil criar mecanismos de recuperação do mercado doméstico. Esses mecanismos dependem de uma estrutura de ocupação mais sólida, estável. Esses mecanismos dependem de uma estrutura de ocupação mais sólida, estável”.

O LeftBank tem em seus princípios a democracia, transparência, liberdade, justiça social e econômica, por isso, reforçamos a nossa luta econômica, para que o brasileiro conquiste seus sonhos.

Vem crescer com a gente, vem ser LeftBank!

__________

Clique aqui e abra sua conta LEFT!