Sua vida financeira pode passar por momentos de crise

A crise e a sua vida financeira

Como aproveitar períodos de crise, como a quarentena por exemplo, para ganhar mais dinheiro?

Talvez você tenha se deparado com uma chamada desse tipo nos últimos meses. A crise provocada pela pandemia do Coronavírus fez com que dicas financeiras “certeiras” para tirar esse período de letra proliferassem em notícias e redes sociais.

Alguns conselhos são bons, mas outros podem ser nocivos à saúde financeira a longo prazo. Veja, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar!

Construa a sua reserva de emergência na crise

Aquele dinheiro de segurança, ao qual você consegue fácil acesso no caso de uma emergência (como a perda do emprego ou um problema de saúde, por exemplo).

O ideal é ter entre três e seis meses de recursos, baseando-se em quanto você gasta hoje. Investir de forma constante e controlada é melhor do que arriscar alto se você não tem outras economias.

Se você tem condições, mantenha as dívidas e contas em dia, ir jogando para frente para guardar dinheiro agora pode confundir sua organização financeira e criar um problema para o futuro.

Se, por outro lado, sua renda não permite pagar tudo, é importante saber seus direitos para priorizar, entender quais serviços não podem ser cortados e quais permitem descontos especiais nesse período de crise.

Muitas vezes, cadastramos o cartão em mais de um serviço ou app e a cobrança vem todos os meses. Vale um filtro, selecionar o que realmente usa e não abrir mão de tudo. O mesmo pode funcionar para pedidos de comida ou entregas.

Momentos turbulentos como os de crise, especialmente quando há muitas incertezas, tornam as pessoas mais suscetíveis a serem enganadas por chamadas sensacionalistas e informações vagas.

Na dúvida, desconfie sempre de receitas mágicas e questione promessas fáceis. Buscar informação em fontes variadas e confiáveis é a melhor maneira de se proteger.

_________

Clique aqui e abra sua conta LEFT!